Prepare-se para o calor saiba o que fazer em caso de insolação
A insolação ocorre quando o corpo já não consegue controlar a sua temperatura. Saiba como agir.
30/7/2024
O Gabinete de Segurança e Saúde no trabalho aconselha: Com o aumento das temperaturas e com a necessidade de alguns trabalhadores executarem as suas funções ao calor, é importante ter em consideração possíveis insolações.
A insolação ocorre quando o corpo já não consegue controlar a sua temperatura: esta aumenta rapidamente, o mecanismo de transpiração deixa de funcionar e o corpo não consegue arrefecer.
Neste caso, a temperatura do corpo pode subir até 40º C ou mais num espaço de 10 a 15 minutos. A insolação requer a intervenção de primeiros socorros e cuidados médicos imediatos, uma vez que pode causar incapacidade permanente ou levar à morte, caso a pessoa afetada não receba tratamento de emergência.
Caso um trabalhador sofra de insolação, siga os seguintes passos: - Efetue uma chamada para o 112 de forma a acionar a prestação de cuidadosmédicos de emergência; - Mantenha-se junto do trabalhador até à chegada dos serviços de emergênciamédica; - Desloque o trabalhador para um local fresco, com sombra e retire-lhe o vestuário exterior.
Deverá proceder rapidamente ao arrefecimento do trabalhador, utilizando os seguintes métodos: - Aplicar um banho de água fria ou de gelo, se possível; - Humedecer a pele; - Coloque panos húmidos frios ou gelo na cabeça, pescoço, axilas ou molhe aroupa com água fria; - Faça circular o ar em torno do trabalhador para acelerar o seu arrefecimento, e não o obrigue a ingerir líquidos.
O Gabinete de SST da AESINTRA tem técnicos especializados, capazes de antecipar este tipo de situações e garantir o cumprimento da legislação em vigor bem como a manutenção de um ambiente de trabalho saudável.
Fonte: European Agency for Safety and Health at Work