Rede Empregabilidade de Sintra – Formação Soft Skills
No âmbito das atividades previstas no projeto Comunidades Desfavorecidas, a Rede de Empregabilidade de Sintra (RES), realizou hoje, no Auditório Multiusos de Pêro Pinheiro, a 1ª ação de formação gratuita e certificada para desempregados, afastados há tempo considerável do mercado de trabalho.
Esta intervenção comunitária concebida e executada em rede – constituída por diversos parceiros que atuam em todo o território de Sintra – visa, essencialmente, alertar para a importância de considerar as soft skills um dos principais requisitos em destaque numa entrevista de emprego.
O desenvolvimento pessoal, o autoconhecimento, a capacidade de comunicação e empatia – para enumerar só alguns dos mais importantes – são hoje considerados requisitos tão válidos como a formação académica.
No último dia de formação está prevista a realização de entrevistas para as ofertas de emprego existentes e identificadas por todos os parceiros da RES.
Espera-se que estas ações possam ser uma resposta objetiva ao match cada vez mais necessário entre as necessidades de recrutamento das empresas e o perfil dos candidatos.
Lembramos que a AESINTRA, coordenadora da RES a par com a Fabrica do Empreendedor, fez-se representar nesta 1ª ação de formação por Olga Figueiredo – Secretária-geral, acompanhada por Eduardo Quinta Nova, Vereador da Câmara Municipal de Sintra com o pelouro da Solidariedade e Inovação Social e por Rui Maximiano, presidente da União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar.
As duas primeiras ações vão decorrer entre o dia 25 a 29 de setembro, das 9H às 12H30, nos locais abaixo identificados em cartaz.
Pero Pinheiro – Auditório multiusos
Cacém – Fábrica do Empreendedor do Cacém