Made in Sintra marca presença na BTL 2025 e destaca produtos certificados
O projeto Made in Sintra esteve presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2025, realizada na FIL
18/3/2025
O projeto Made in Sintra esteve presente na Bolsa de Turismo de Lisboa(BTL) 2025, realizada na FIL – Parque das Nações, integrando o Stand da Entidade Regional de Turismo – Região de Lisboa. Durante o evento, que reuniu profissionais do setor turístico e público em geral, o projeto destacou a autenticidade, a qualidade e a identidade única dos produtos da região de Sintra.
No dia 12 de março, Nuno Carlos, coordenador do projeto, apresentou o Made in Sintra aos profissionais da feira, reforçando a importância da iniciativa na valorização da economia local e na promoção da comunidade empresarial. O projeto, fruto da parceria entre a Associação Empresarial de Sintra e a Câmara Municipal de Sintra, visa distinguir e divulgar o que de melhor se faz no concelho.
Produtos certificados em destaque na BTL 2025
No dia 13 de março, a participação do Made in Sintra ganhou ainda mais relevância com a apresentação e degustação de produtos certificados, que reforçam a identidade e a tradição da região:
Leitão HM Caneira – Hélia Caneira, responsável da empresa, deu a conhecer a tradição artesanal na produção do leitão, um dos ícones gastronómicos da região saloia. A marca, que alia técnicas artesanais à inovação tecnológica, preza pela qualidade e pelo rigor em todas as etapas de produção, desde o abate até a venda.
Barras e Frutos Secos – Biobarra de Andreia Lucas – Segundo a produtora, as barras são feitas “para os sintrenses, desde sempre”, evidenciando a ligação dos produtos à comunidade. A presença na BTL foi uma oportunidade para dar maior visibilidade à marca e alcançar novos públicos.
Adega Regional de Colares – Francisco Figueiredo, Diretor de Enologia da adega, apresentou os vinhos emblemáticos da região, destacando a tradição da Adega Regional de Colares, a mais antiga de Portugal. Os visitantes puderam degustar vinhos autênticos, cuja produção preserva as raízes e características únicas da região de Sintra.
Queijadas Finas Maria Augusta - Fábrica centenária de queijadas de Sintra, método artesanal, 100% fabrico próprio, liderada atualmente pelos seus bisnetos: Carlos Martins e Susana Santos.
Cacimba Gin - O Cacimba Gin integra 12 botânicos característicos da Serra, colhidos pelas próprias mãos de Zé Maria e Gonçalo Xavier - entre os quais o eucalipto e o louro - mas o verdadeiro aroma a Sintra é denunciado pela presença da Maçã Reineta e do Pêssego Rosa, produtos únicos e típicos da região, que a cada gole se fazem notar.
Padaria saloia - Para a Padaria Saloia tem sido uma experiência muito boa, estar junto de outros produtores. Todos ganham, e Sintra é quem mais ganha. O pão saloio fez também as delícias por quem passou na BTL.
Dona Estefânia - Para a BTL levaram o famoso Bolo rainha, surpreendendo quem passou pelo stand onde se dinamizou o projeto Made in Sintra.
ABmel - produz mel 100% natural com benefícios incríveis. É uma empresa comprometida com uma produção de alta qualidade que pode ser personalizada.
Na prova dos vinhos da Rota dos Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares, o Made in Sintra participou para se efetuar a degustação com as combinações das queijadas, os pães e os vinhos harmonizados foram o ramisco e a malvasia decolares DOC.
A presença na BTL permitiu ao Made in Sintra consolidar a sua missão de valorização dos produtos locais, proporcionando maior visibilidade às marcas certificadas e incentivando o reconhecimento da autenticidade e qualidade da produção sintrense. O evento possibilitou o contacto direto com potenciais clientes, parceiros e distribuidores, ampliando as oportunidades de negócio e promovendo a identidade turística e económica de Sintra a um público mais vasto.
Com iniciativas como esta, o Made in Sintra reforça o compromisso de dinamizar a economia local e preservar a tradição e autenticidade dos produtos sintrenses, garantindo que o melhor da região continue a ser reconhecido e apreciado além-fronteiras.